Agenda
08:00 – 08:45 “Aula de Yoga” (gratuita para participantes)09:00 – 11:00 1º Desafio: SOCIAL
(Nesta sessão, tentaremos reflectir e responder a questões (ver exemplos em baixo) de cariz social e educacional na Academia. Tentaremos sempre fazer o exercício de visualização de como gostaríamos de ver a Universidade em 2020)
Antonio Sá Fonseca – Doutorado em Física pela Universidade de Notre Dame nos Estados Unidos da América em 1977, defendeu provas de Agregação na Universidade de Lisboa em 1981. É Fellow da American Physical Society desde 1992 por eleição entre pares. Desde 1992 que integra a Universidade de Lisboa como Investigador Coordenador, exercendo funções no Centro de Física Nuclear do qual é Coordenador Científico desde 2003. Ocupa o lugar de Director do Complexo Interdisciplinar, quase continuamente, desde 1994 e é Subdirector do Conselho de Administração da FUL desde Julho 2006.
Irá dar as boas vindas aos participantes do Encontro Convergir para a Sustentabilidade na Universidade de Lisboa e partilhar a sua visão para a UL em 2020.
Mari del Mar Turato – É psicóloga de formação e cidadã do mundo de coração. Sua paixão pela área social e por pessoas foi a responsável pela sua experiência com o mundo corporativo, tendo trabalhado em empresas como Unibanco e Johnson & Johnson. Tirou o mestrado em educação pela Universidade Complutense de Madrid, e no mesmo período trabalhou na fundação internacional Junior Achievement, colhendo daqui a semente de mais duas de suas grandes paixões: o empreendedorismo e a inovação. No ano de 2009 decidiu embarcar em uma nova aventura: experimentar Auroville, cidade universal no Sul da India, onde viveu com outras 2400 pessoas de mais de 40 países, promovendo a integração e o desenvolvimento de laços entre as mais de 40 etnias diferentes. Em constante mudança, actualmente mora na Inglaterra e estuda Economia para a Transição no Schumacher College.
Irá partilhar conosco algumas das suas experiências vividas.
-
- Como se tomam decisões na UL em 2020?
- Como é que se integram os varios elementos na Academia nessas decisões?
- Como é o percurso académico do estudante em 2020?
- Como tornar o ensino gratuíto na UL?
- Que actividades extracurriculares são promovidas pela UL? – E como se devem integram no currículo?
- Como aproximar os vários elementos da UL de forma eficiente e útil?
- Como se resolvem conflictos pessoais?
- A que grandes desafios da humanidade deve a UL tentar responder?
- Como poderá a UL facilitar o acesso a mais e melhor conhecimento?
- É possivel que a UL não tenha desperdícios em 2020? como fazê-lo?
11:30 – 13:00 2º Desafio: Alimentar
(Nesta sessão os oradores e participantes serão convidados a abordar os temas da Alimentação e Água ligados à Universidade)
Nuno Belchior – Promotor do Projecto270, que deu à zona da Costa da Caparica um espaço de agricultura biológica, exemplo de permacultura e berço de ideias para um novo mundo, mais baseado na solidariedade entre os homens e no respeito pela natureza.
Irá partilhar connosco algumas ideias que poderão promover a soberania alimentar.
Tiago Silva – Licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia e Gestão Ambiental. Trabalhou como professor do Ensino Superior (Instituto Piaget de Silves). Viveu em comunidade nas Ilhas Canárias onde frequentou o curso de Desenho em Permacultura – Desenvolvimento Sustentável – 2006. Tem desenvolvido projectos de Permacultura desde então e dado formação e palestras sobre o mesmo tema.
Irá partilhar alguns conceitos de Permacultura aplicados à Universidade de Lisboa em 2020.
-
- É importante que a UL em 2020 seja (auto)sustentável a nível alimentar?
- Como poderá a UL aproveitar a 100% os desperdícios alimentares?
- Como pode a UL contribuir com produção de conhecimento para um planeamento do sistema alimentar nacional sustentável?
- Como aumentar a procura pela qualidade alimentar na UL?
- Como tornar mais sustentável o uso de água?
- Como integrar os estudantes na gestão do sistema alimentar (cantinas, bares, etc) da UL?
- Workshop na Horta FCUL
(Este workshop terá uma compontente teória sobre tecnicas de Permacultura aplicadas na horta da FCUL e uma componente prática onde colocaremos as mãos na terra! As inscrições serão feitas no acto de inscrição e será limitada aos primeiros a inscreverem-se)
15:00 – 16:30 3º Desafio: Económico
(A economia permite-nos pensar em ferramentas que promovam a relação entre os vários elementos da Academia, tornando a Universidade financeiramente mais resiliente. Como fazê-lo?)
Andresa Salgueiro – Licenciada em Psicopedagogia Curativa com especialização em Psicopedagogia Clínica, Grupos Operativos e Gestão da Diversidade e Comunidades de Prática. Foi membro fundadora da Associação Portuguesa de Psicopedagogia extinta), presidindo-a durante 7 anos. Voluntária em algumas actividades de solidariedade social (Banco do Tempo, Terra dos Sonhos, Comunidade Vida e Paz, Conferências Vicentinas). Fundou o projecto social "Believe in Portugal" onde desempenha o papel de mentora do projecto.
Irá partilhar a sua história pessoal de baixo orçamento e contrinuir com algumas ideias para dinamizar a economia da UL.
Ana Dominguez – principal responsável pela Associação das Comunidades Autofinanciadas (ACAF) em Portugal, desvendou os principais conteúdos do projeto, o qual começa, agora, a dar os primeiros passos no nosso País. Simplificando a “coisa”: com um euro de cada vez, mas em grupo, pode dar um valente pontapé na cris.
Irá explicar o conceito da ACAF e sugerir formas de aplicar o conceito na universidade de Lisboa.
-
- Como implementar modelos económicos alternativos na UL?
- Quais os gastos supérfulos na UL? Que serviços e produtos produzimos que possam ser trocados?
- Como é a interacção da UL com a indústria e tecido empresarial (sistema económico) em 2020?
- Como tornar sustentável economicamente a UL?
- Que serviços pode a UL providenciar à sociedade com retorno económico?
- Como podemos gerir melhor a UL?
- Como ter uma educação gratuíta em 2020?
17:00 – 18:30 4º Desafio: Energia
Jorge Maia Alves – É doutorado em Física da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais com o título de Agregado em Energia e Ambiente pela Universidade de Lisboa. É coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da responsabilidade do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da FCUL, colaborador do MIT-Portugal Program e exerce a sua actividade de investigação no Centro de Investigação em Sistemas Sustentáveis de Energia da Universidade de Lisboa na área da energia Fotovoltaica.
Irá-se debruçar sobre a temática das Energias Renováveis e sugerir algumas ideias para uma Universidade de Lisboa em 2020 energeticamente mais independente.
André Miguel Amaral – André Amaral é licenciado em Engenharia do Ambiente e Mestre em Energias Renováveis – Especialização em Bioenergia. Foi durante 3 anos (2004/2007) consultor ambiental numa empresa de consultoria e gestão ambiental "AmbiPrime - Consultoria e Gestão Ambiental, Lda". Nos SPUL desde fevereiro de 2011 desempenha funções na Área de Sustentabilidade no núcleo de Recursos Energéticos e Ambientais, em Gestão e Eficiência Energética das Unidades Orgânicas da UL.
Irá-se apresentar o projecto de Paineis Fotovoltaicos da Universidade Verde e expicaçar a audiência com algumas ideias para uma Universidade neutra em emissões de carbono.
-
- Que fontes energéticas usa a UL em 2020?
- Como tornar a UL livre de emissões de carbono em 2020?
- Que conhecimento sobre produçaõ alternativa de energia deve a UL produzir?
- Que acções de sensibilização criativas podem ajudar a diminuir a fatura electrónica?
- Qual o mix energético mais sustentável para Portugal em 2020?
- Qual a rede de mobilidade na UL em 2020?