Estrutura

O evento seguirá uma lógica sequencial pelos 4 temas, começando pelo Social, o Alimentar antes do almoço, seguindo para o Económico e terminado no Energético.

Cada tema terá uma componente teórica de partilha de alguns oradores convidados, seguindo do período principal de discussão e interacção suportadas pela apresentação de casos práticos. Este evento irá aproveitar a oportunidade de ter este conjunto de participantes reunidos fisicamente para priveligiar o espaço de interacção

Mais do que o conteúdo, estamos interessados no processo. Como tal, convidamos facilitadores experientes e cada um dos temas será dinamizado através de diferentes métodos, tais como a “Tecnologia de Espaço Aberto”, o “World café” e as apresentações segundo o método“Pecha-Kucha”.

FACILITADORES:


Tiago SilvaTiago Silva – Licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia e Gestão Ambiental. Trabalhou como professor do Ensino Superior (Instituto Piaget de Silves). Viveu em comunidade nas Ilhas Canárias onde frequentou o curso de Desenho em Permacultura – Desenvolvimento Sustentável – 2006. Tem desenvolvido projectos de Permacultura desde então e dado formação e palestras sobre o mesmo tema.
Irá facilitar o workshop prático do Encontro Convergir para a Sustentabilidade na Universidade de Lisboa.


André VizinhoAndré Vizinho- Engenheiro do Ambiente e trabalhou como investigador na área da Detecção Remota e sumidouros de carbono pela FCT-UNL. Mais tarde, dedicou-se ao desenvolvimento participativo de comunidades locais e da Sustentabilidade, trabalhando na Eslovénia por um ano, e em Portugal durante os últimos 6 anos no projecto Centro de Convergência e Aldeia das Amoreiras Sustentável.
Pós-graduado em Economia Regional e desenvolvimento Local, André Vizinho é um formador experiente e profissional em Design de Permacultura e no Movimento de Transição. Mais recentemente, trabalha como investigador no CCIAM no projecto BASE.
Irá facilitar as dinâmicas na temática Económica e Energia do encontro.


Gil Penha Lopes Gil Penha Lopes – Biólogo doutorado em Ecologia Funcional é actualmente Pós-Doc em soluções integrais de adaptação face às Alterações Climática. O seu foco de pesquisa é em iniciativas e processos bottom-up, tais como movimentos sociais (Transição e Permacultura) e eco aldeias, e na análise do sucesso de participação, inspirado em ferramentas de resolução de conflitos para a tomada de decisões de implementação.
É actualmente coordenador do grupo CCIAM e facilitador do projecto TREE.
Irá facilitar a primeira parte do encontro, na área social e Alimentar.